Fábio Rogério O. Cunha
O papel deste profissional consiste em cuidar de análises toxicológicas, tendo como atribuição a formação para atuar em áreas clínicas. É primordial que o perito criminal farmacêutico goste de análises laboratoriais, seja curioso e detalhista, além de possuir raciocínio rápido e multidisciplinar, e claro afinidades nas áreas de química, física e biologia.
Vale lembrar que este profissional realizará o fechamento de uma investigação, logo realizará o trabalho na cena do crime, por exemplo. Mas é importante lembrar que esta não é uma atividade principal do perito farmacêutico, estar em cena, mas sim realizar amostras laboratoriais.
O farmacêutico tem a capacidade de atuar como assistente técnico especializado, tendo em vista que a sua formação garante conhecimento em análise de amostras biológicas, como sangue e também as amostras não biológicas, que se referem às drogas ou venenos.
O profissional ainda pode verificar as infrações penais, bem como obter informações conclusivas por meio da toxicologia forense. Testes biológicos também são realizados para poder identificar a presença de drogas no sangue, por exemplo.
Áreas de atuação
- Perícia no local do crime
- Biologia
- Bioquímica
- Análise Instrumental
- Química Forense
- Análise de Entorpecentes
- Toxicologia
- Laboratório de DNA
Outras tarefas pertinentes ao perito farmacêutico são:
- Investigação de falsificação ou adulteração de medicamentos,
- Acidentes químicos,
- Esclarecimentos de condutas em ações criminosas,
- Dentre outros.
Fone/Whats (62) 99840-0114 https://abre.ai/fPwV